x

Matricule-se

Quem quer mais da vida fala! Garanta sua chance de chegar ainda mais longe.

Como o Videogame pode turbinar seu inglês

Atulizado em 2015/03/04 - Categoria: Notícias

Sempre ouviu dizer que videogame era perda de tempo ou coisa de nerd? Já levou muitas puxadas de orelha da sua mãe para desligar seu Playstation e ir afundar nos livros? Bom, talvez seja hora de quebrar esse preconceito – e provar, de uma vez por todas, que jogar não é inútil, e sim uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu inglês.
 

metal-gear-solid-4x
 

O jogo Metal Gear Solid 4: “War has changed. It’s no longer about nations, ideologies, or ethnicity. It’s an endless series of proxy battles fought by mercenaries and machines. War – and its consumption of life – has become a well-oiled machine.”
 

O videogame faz o que chamamos de processo de aprendizagem ativo: se você não entender o que é dito, além de não entender a história – como já acontece nos filmes, por exemplo -, você não passa de fase. É uma “questão de sobrevivência” entender a mensagem. Você não é passivo ao que recebe, como ao assistir um programa. Você tem de se concentrar muito mais, interagir com o emissor – mais ou menos o que acontece com um livro. Se você se distrai, não prossegue. É um processo vivo de contato com a língua estrangeira. Combinar lazer e trabalho, como nós já sabemos, é uma das premissas dos nossos tempos tecnológicos. Não que os filmes não sejam importantes, é claro que são também uma forma muito prazerosa de se aprender inglês; mas quanto mais diversificadas forem suas fontes de aprendizado, melhor e menos cansativo para você.
 

Antes de sair correndo tirar o pó do seu console, uma ressalva: há jogos e jogos. Se você ainda é um iniciante, talvez seja uma boa dica começar por jogos de ação como Resident Evil 5, que não possuem tantos diálogos, e ir abrindo seu leque de opções com o tempo. Para quem já está em um nível intermediário, jogos de RPG (Role-Playing Games) como Final Fantasy XIII possuem uma história envolvente e um vocabulário muito extenso, além da diversidade de sotaques (accents). Nesse último, por exemplo, alguns personagens possuem pronúncia australiana! Além de treinar seu listening (ouvindo as falas) e seu reading (lendo a legenda), você descobre palavras novas e as deduz pelo contexto.
 

No jogo Call of Duty: Black Ops, por exemplo, pode-se aprender o significado da palavra “rendezvous”: ponto de encontro – o diálogo já dá dicas do que a palavra significa. Mas o principal não são as palavras em si, mas o fato de que você consegue acompanhar uma história e aprender todos os jargões relacionados à sua temática (no caso, Guerra Fria).

Se você tem videogame, comente: Você já aprendeu alguma expressão nova jogando videogame?

Curta nossa Fan Page

Vídeo institucional

Nossos Parceiros

Boa Vista – Recife
Endereço: Av. Conde da Boa Vista, 1460, Boa Vista – Recife/PE
Fone: (81) 3302-6120


Bairro Novo – Olinda
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 987, Bairro Novo – Olinda/PE
Fone: (81) 3302-5232


Núcleo no Colégio da Imaculada Conceição – Barro, Recife
Endereço: Av. Dr José rufino, 2184, Barro – Recife/PE
Fone: (81) 3455-4075


Núcleo no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: Rua Alto da Saúde, S/N – Centro – Palmares/PE


Núcleo no Colégio de São José
Endereço: Av. Presidente Kennedy, 90 - Itaperibú - Barreiros/PE